Pular para o conteúdo principal

Cheios de nada ou vazios de tudo?

Foto: site WeHeartIt

Você ja se sentiu vazio? Um vazio que não é bom nem ruim, apenas vazio?

É muito comum nos tempos atuais estarmos sempre com a sensação de completude, como se toda a informação do mundo nos tornasse seres cheios de tudo. Mas o que seria esse tudo? Datas de aniversário lembradas nas redes sociais, notícias on time nos sites de grandes mídias, mensagens de saudade via sms, amizades virtuais, relacionamentos firmados através do status do Facebook… muita coisa, não é?

Mas, se por alguns minutos, poucos mesmo, você parar para refletir (sem ficar olhando se te chamaram no messenger ou se o Twitter foi atualizado), talvez perceba que falta alguma coisa. Falta, meus queridos(as), a vida. E a vida real acontece quando fechamos a telinha do nosso computador e olhamos ao redor, para nós mesmos(as) e para quem está ao nosso lado.

Claro que o mundo virtual nos possibilita diversas coisas, mas um dos seus defeitinhos é que nós costumamos substituir algumas atitudes presenciais por outras virtuais, o que acaba banalizando a relação entre pessoas. Muitas vezes, um abraço sincero é mais acolhedor num momento difícil que  apenas um “fique bem” enviado por mensagem. E tem horas que ouvir a voz de quem você gosta consegue mudar o seu dia, quem sabe a sua semana inteira, mas essa voz é trocada por um simples ‘’olá’’ deixado com uma carinha feliz no seu Orkut. Percebeu?

Perdemos tempo com tecnologias que apenas existem para nos auxiliar quando a presença física não nos é possível. Elas são feitas para unir o que está longe, e não para separar o que pode estar junto.  Letras digitadas são tão impessoais…não é possível que achemos que elas sejam tão gostosas quanto  ouvir aquela pessoa falando, gesticulando, mostrando com os olhos o que realmente quer dizer!

Você está lendo esse texto em um blog, na tela do seu computador, utilizando a internet. E o fato de estarmos ligados por um texto nos conecta, permite que se “una o que está longe”.  Depois de ler, poderá até achá-lo interessante e em seguida compartilhar com seus amigos pela web. Isso mais uma vez permite que se “una o que está longe”. Esse é o benefício das tecnologias.

Mas aí…bem, aí voce lembra que não vai a muito tempo na casa da sua amiga, aquela que te ajuda sempre que você bate em sua porta. E vocês se falam sempre, ah sim! Falam…por MSN. E por isso não notou que ela está mais magrinha, que tem novidades para contar durante um longo bate-papo no sofá e várias outras coisinhas que não cabem em 140 caracteres.

Parabéns então! Você acaba de se reconectar com a sua vida real, não permitindo que a World Wide Web “separe o que pode estar junto”. E como é bom estarmos recheados(as) de vida, não é?

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. faz teeeeempo que não sinto essa sensação de completude aí nem é bom isso.

    Até videogames sofrem desse mal da internet, existem muitos jogos hoje em dia que sequer tem a opção de várias pessoas jogando no mesmo ambiente, apenas via internet eu pessoalmente acho lindo quando lançam algo que eu possa jogar junto com a pessoa no mesmo lugar e deixando a nerdice de lado eu bem gostaria de morar mais próximo a algumas pessoas para que fosse possível ir visitá-las aleatoriamente (sen o mal educado que aparece sem avisar xD), esse tipo de coisa faz falta.

    ótimos posts por aqui.

    =*

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu ponto de vista! =) Obrigada por aparecer por aqui, volte sempre, mesmo sendo online! hahaha Beijos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Próxima parada: saudade

Olho meu e-mail e vejo que chega o momento de fazer o check in online. 17h30 eu estarei voltando . A gente vai ao apartamento e faço minha mala, jogando tudo de qualquer jeito – porque nunca cabe mesmo nada certinho como na ida, vai entender – e digo: - Amor, estou pronta! Você liga o ventilador do quarto, deita na cama já desocupada da minha bagunça e me chama para deitar junto. Estamos meio atrasados, já que ainda iríamos visitar uma amiga, mas eu deito. Como resistir a qualquer pedido seu? Deito, encosto no seu ombro, e desejo não precisar sair nunca mais dele. Queria dizer, enquanto estou ali, o quanto te amo e o quanto seria louca ao ponto de não voltar para casa. Mas alguma coisa embarga a minha voz. E eu sou mesmo muito durona para chorar na sua frente. Então levantamos. Confiro se não esqueci nada e descemos o elevador. Engraçado que eu sinto que deixei algo por lá, mas me parece estar tudo na mala – em algum lugar remoto dos montes distantes de roupas que

Como surgiu esse blog

Olá pessoal! Meu nome é Raquel de Póvoas, geminiana, jornalista, pernambucana, criada na Bahia e residente no Rio de Janeiro! Sou daquelas pessoas que se adaptam ao sotaque local em dois dias, gosta de sucrilhos de chocolate [quase um vício, rs], assiste séries da Disney e que tem toda a sua infância e adolescência registradas em caderninhos, diários, poemas e histórias. Feitas as devidas apresentações, vamos ao que interessa, o blog Coisinhas ! Ele surgiu quando conheci a rede social Meme Yahoo! , em que seus participantes postam fotos e frases, uma espécie de Twitter, rs. Passei a ver as postagens e a me inspirar com as imagens e citações. Um tempo depois, conheci outra rede, dessa vez só de fotos, WeHeartIt . Foi então que comecei a postar fotos interessantes no Facebook com frases feitas por mim! Um dia uma colega me disse: - D+... Poderia juntar para uma coletânea e publicar! É excelente!, se referindo as minhas postagens. E daí, tomei coragem, e entrei para este universo! Pret

Um dia quis voar

Foto: WeHeartIt Não porque fujo das estradas que a vida me faz percorrer Não porque no mar às vezes fico pra lá e pra cá No céu não tem árvore, não tem peixe, não tem casa de madeira No céu tem estrelas Mas um dia quis voar Porque parece que o céu não tem dono Está lá, às vezes azul , às vezes escuridão Está lá sustentando muitas coisas, talvez o universo E mesmo assim suas nuvens formam figuras de bichinhos E de lá caem pingos que parecem cristais de vidro E também lá os pássaros viajam para o Sul E se o céu é todo liberdade, é lá que eu  quero estar Voando.