Pular para o conteúdo principal

Uma pequena mudança

Foto: site WeheartIt



O que é a vida, se não nós mesmos? Quer mudá-la? Mude-se. De lugar, de estado civil, de emprego, de cabeleleiro. Mude a si. Mas isso não é lá tão simples assim!

O que te faz pensar em mudança? A casa já não cabe mais você, toda a sua pilha de livros e o seu gato de estimação? O trabalho chato que te obriga a escrever relatórios sem nenhum fundamento? Aquela namorada que pensa mais em suas unhas pintadas do que em você? O que te faz transcender?

Ah, o ser humano. Pessoas confusas, em busca da felicidade, ao mesmo tempo desejando serem estáveis e mutáveis. E no meio desse turbilhão de sentimentos, vem a insatisfação. E é ai que você pára e pensa que talvez esteja fazendo tudo errado.

Tudo errado MESMO. Mas será? Será que talvez não fosse o caso de transformar? Poque transformar (que no dicionário, dentre outras definições, quer dizer “dar nova forma a”) é diferente de mudar (“remover, pôr em outro lugar”). Mudar pode ser muito radical. Transformar não. Porque a segunda opção nos dá a chance de usar o que já temos, numa espécie de reciclagem, não deixando necessariamente as coisas para trás.

Aí você pensa: - Desculpe, mas não há como reciclar meu namorado, aquele ali é insensível por natureza. Ok, ok...nem tudo pode ser reaproveitado meus queridos(as), mas muitas coisas têm esse poder. Afinal, não é que todos os itens da sua vida estão sendo inúteis para você. Seria uma tremenda falta de sorte se o fosse, e uma tremenda desatenção da sua parte.

Muitas pessoas não têm um bom convívio familiar em casa. Mas também, vamos combinar, querer que todos concordem com você 24h por dia é meio impossível, heim? Então pare de achar que a casa está muito bagunçada, ou que sua mãe fala demais, ou que seu cachorro deveria soltar menos pelos pela sala. Se Jesus, um grande orador, não conseguiu colocar em harmonia o pensamento universal (até o momento), não será a vossa senhoria que o fará. Apenas faça a sua parte, pensando em você e no bem-estar comum. Será uma grande transformação.

Será também uma grande transformação se você parar de reclamar do seu trabalho. Os classificados estão aí para lhe provar que existe outro caminho. E se no momento você não está podendo se dar a esse luxo, então, mais uma vez lembro-lhe: transformação já! Acorde sem medo de testar novas idéias, de atender mais educadamente um telefonema, de dizer bom dia ao rapaz do cafezinho. Não será uma grande mudança na carreira, mas será uma transformação no seu “eu profissional”.
 
Transforme seu guarda-roupa. Não comprando apenas, mas doando o que não lhe traz mais alegria ao usar. Existem por aí milhares de brechós beneficentes, abrigos de idosos, creches comunitárias e moradores de rua para receber aquela blusa meio fora da moda, aquela calça apertadinha e aquele moletom da época que você visitou o parque da Disney, quando tinha 14 anos. Doe. Transforme. No mínimo, ganhará novos espaços para as roupas da estação.

E a lista de transformações é grande. Mas tem uma, umazinha sabe, que é essencial. Sem ela, não adianta mover mundos e fundos. Ela se chama “transformação íntima”. Experimente se olhar no espelho do banheiro, aquele meio arranhadinho que serve para pentear cabelo, se maquiar, ver se a roupa está boa. Olhe bem fundo nos seus olhos refletidos nele. Veja como é seu sorriso, como seu cabelo cai sobre seus ombros. Olhe por alguns minutinhos antes de ir tomar seu banho. Se enxergue.

Viu? Viu você? Aquela pessoa cheia de expectativas sobre si, os outros, o mundo? Viu as olheiras cansadas das poucas horas dormidas por conta de reuniões até as 20h? Viu uma menina que ainda não se descobriu a mais linda da turma? Viu um pai que deveria abraçar mais seu filho, ao invés de tentar mudá-lo a cada instante? Você viu quem você é, quem você está sendo e quem você se mostra para os outros por aí?

Se você acha que alguma coisa que você viu refletida merece uma segunda chance, então renove-se! Recicle esse ser humano incrível que é você, mas que está escondido por trás de medos, ansiedades, desilusões, apegos. Use seus pontos fracos para te servirem de escada. Uma hora, você alcançará suas virtudes mais bonitas. Está com dúvidas sobre sua capacidade de se auto-reciclar? Faça uma pequena enquete entre amigos, colegas de trabalho, seguidores do Twitter, companheiros de mural no Facebook, sobre suas principais qualidades. Você verá coisas que jamais seu espelho lhe revelou. Isso porque nunca você o questionou verdadeiramente.

Parabéns! Seu processo de transformação começou! E ele, aviso de antemão, é eterno. Construído a cada momento, a cada dia, a cada virada de esquina. E nunca mais escreva em lugar algum a frase “preciso mudar a minha vida”. Em vez disso, faça um cartaz bem grande, cole na parede ao lado da sua cama, a palavra “transformação”. Porque a vida é você, e ela é sempre feita de uma pequena mudança, a cada amanhecer.

Comentários

  1. Blablabla transformação... bla bla bla disney moleton... blablabla reciclagem... blablabla mudança...

    aushuiash zoa.
    óitmo texto. ;)

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso! Um presente para sempre...obrigada. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por prestigiarem o texto, Ronaldo e mãe! É muito importante ter o apoio de todos vocês!

    ResponderExcluir
  4. Amei o post! isso me inspirou! vou descrever a respeito no meu blog mais tarde, observe! te amu amiuga! bjkas

    ResponderExcluir
  5. Que bom que gostou amiga! Escreve sim, depois divulga! Estou seguindo seu blog, segue o Coisinhas tbm! Beijão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Próxima parada: saudade

Olho meu e-mail e vejo que chega o momento de fazer o check in online. 17h30 eu estarei voltando . A gente vai ao apartamento e faço minha mala, jogando tudo de qualquer jeito – porque nunca cabe mesmo nada certinho como na ida, vai entender – e digo: - Amor, estou pronta! Você liga o ventilador do quarto, deita na cama já desocupada da minha bagunça e me chama para deitar junto. Estamos meio atrasados, já que ainda iríamos visitar uma amiga, mas eu deito. Como resistir a qualquer pedido seu? Deito, encosto no seu ombro, e desejo não precisar sair nunca mais dele. Queria dizer, enquanto estou ali, o quanto te amo e o quanto seria louca ao ponto de não voltar para casa. Mas alguma coisa embarga a minha voz. E eu sou mesmo muito durona para chorar na sua frente. Então levantamos. Confiro se não esqueci nada e descemos o elevador. Engraçado que eu sinto que deixei algo por lá, mas me parece estar tudo na mala – em algum lugar remoto dos montes distantes de roupas que

Como surgiu esse blog

Olá pessoal! Meu nome é Raquel de Póvoas, geminiana, jornalista, pernambucana, criada na Bahia e residente no Rio de Janeiro! Sou daquelas pessoas que se adaptam ao sotaque local em dois dias, gosta de sucrilhos de chocolate [quase um vício, rs], assiste séries da Disney e que tem toda a sua infância e adolescência registradas em caderninhos, diários, poemas e histórias. Feitas as devidas apresentações, vamos ao que interessa, o blog Coisinhas ! Ele surgiu quando conheci a rede social Meme Yahoo! , em que seus participantes postam fotos e frases, uma espécie de Twitter, rs. Passei a ver as postagens e a me inspirar com as imagens e citações. Um tempo depois, conheci outra rede, dessa vez só de fotos, WeHeartIt . Foi então que comecei a postar fotos interessantes no Facebook com frases feitas por mim! Um dia uma colega me disse: - D+... Poderia juntar para uma coletânea e publicar! É excelente!, se referindo as minhas postagens. E daí, tomei coragem, e entrei para este universo! Pret

Um dia quis voar

Foto: WeHeartIt Não porque fujo das estradas que a vida me faz percorrer Não porque no mar às vezes fico pra lá e pra cá No céu não tem árvore, não tem peixe, não tem casa de madeira No céu tem estrelas Mas um dia quis voar Porque parece que o céu não tem dono Está lá, às vezes azul , às vezes escuridão Está lá sustentando muitas coisas, talvez o universo E mesmo assim suas nuvens formam figuras de bichinhos E de lá caem pingos que parecem cristais de vidro E também lá os pássaros viajam para o Sul E se o céu é todo liberdade, é lá que eu  quero estar Voando.