Pular para o conteúdo principal

Uma carta para você

Foto: site WeHeartIt



Poucos sabem (ou lembram) o quão gostoso é escrever uma carta. Folhas de caderno, adesivos de bichinhos e super-heróis, canetas coloridas, poemas, letras de músicas, confissões, juras de amor, pedidos de desculpas ao amigo de infância...

Nos tempos de escola, as melhores amigas ganhavam cartinhas ao completarem mais um aniversário. Nos primeiros namoros, os meninos descobriam o quanto eram queridos por suas namoradas através das letrinhas com corações nos “is”. Mães e pais tinham orgulho de ganhar as correspondências cheias de errinhos de português dos seus pimpolhos. E nenhum presente tinha a audácia de ser entregue sem pelo menos um bilhetinho.

Aí todos nós crescemos. Ganhamos nosso primeiro computador. Entramos na faculdade. Compramos nosso primeiro carro. E as cartas...bem, as cartas ficaram para trás.

A vida é muito corrida. Em cada festa fazemos novos amigos. São muitos aniversários para lembrar. Trabalho, viagens, contas de luz. E as cartas? Estão guardadas numa caixa de sapato, dentro do armário, embaixo das roupas para doação.

E assim a vida segue. Mas eis que chega na sua vida um amigo. Ele mora longe, só está na cidade de passagem, irmão de sua amiga-mãe. E ele então pergunta: - qual seu endereço? E você responde, meio sem saber para quê ele perguntou. E então ele diz: - então tá, iremos nos falar por correspondência!

Plim! Em um passe de mágica, as canetinhas, adesivos, papéis decorados de cadernos antigos, envelopes comprados na vendinha da esquina, voltam a existir! E você se dá conta de como é linda sua letra, de como sabe expôr bem todo o seu carinho em palavras, de como são bem gastas as moedinhas que entregamos ao moço do correio.

E aí? Ainda tem anotado o endereço do seu amigo que agora mora longe? E o apelido carinhoso que deu ao seu avô, quando vocês ainda brincavam juntos de jogar bola? Lembrou de como sua mãe se enchia de alegria e de lágrimas nos olhos quando, no dia das mães, recebia o café da manhã na cama com uma cartinha cheia de desenhos sua?

Nenhuma banda larga dos melhores notebooks pode ser tão perfeita quanto a demora de uma ou mais semanas que se passam até aquela correspondência tão esperada chegar na nossa caixa de correio. A gente corre para o quarto, fecha a porta, acende o abajour, deita na cama, e lê. Como se nesta carta estivessem escritos os mais ocultos segredos do universo.

Comentários

  1. Nossa! Adorei vc ter lembrado do quanto é gostoso escrever e receber uma carta...e a maneira linda que escreveu...parabéns! Bj

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou! è realmente maravilhoso ter alguém para se corresponder via cartas! :)

    ResponderExcluir
  3. Aiii que lindo Raquel, ameeeei !!
    Passou um filme na minha cabeça agora dos tempos de que escrever carta era tão bom !! Temos que ter orgulho de termos vividos esse tempo, onde era tão importante mandar e receber um simples cartinha. :)

    Beijoks

    ResponderExcluir
  4. Oi Juu, que bom que gostou!
    Realmente a nova geração nunca vai saber de verdade o gostinho que tem enviar e receber uma cartinha.
    Mas podemos, de vez em quando, voltar ao tempo e mandar correspondências a quem mora longe!
    Beijos!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Próxima parada: saudade

Olho meu e-mail e vejo que chega o momento de fazer o check in online. 17h30 eu estarei voltando . A gente vai ao apartamento e faço minha mala, jogando tudo de qualquer jeito – porque nunca cabe mesmo nada certinho como na ida, vai entender – e digo: - Amor, estou pronta! Você liga o ventilador do quarto, deita na cama já desocupada da minha bagunça e me chama para deitar junto. Estamos meio atrasados, já que ainda iríamos visitar uma amiga, mas eu deito. Como resistir a qualquer pedido seu? Deito, encosto no seu ombro, e desejo não precisar sair nunca mais dele. Queria dizer, enquanto estou ali, o quanto te amo e o quanto seria louca ao ponto de não voltar para casa. Mas alguma coisa embarga a minha voz. E eu sou mesmo muito durona para chorar na sua frente. Então levantamos. Confiro se não esqueci nada e descemos o elevador. Engraçado que eu sinto que deixei algo por lá, mas me parece estar tudo na mala – em algum lugar remoto dos montes distantes de roupas que

Como surgiu esse blog

Olá pessoal! Meu nome é Raquel de Póvoas, geminiana, jornalista, pernambucana, criada na Bahia e residente no Rio de Janeiro! Sou daquelas pessoas que se adaptam ao sotaque local em dois dias, gosta de sucrilhos de chocolate [quase um vício, rs], assiste séries da Disney e que tem toda a sua infância e adolescência registradas em caderninhos, diários, poemas e histórias. Feitas as devidas apresentações, vamos ao que interessa, o blog Coisinhas ! Ele surgiu quando conheci a rede social Meme Yahoo! , em que seus participantes postam fotos e frases, uma espécie de Twitter, rs. Passei a ver as postagens e a me inspirar com as imagens e citações. Um tempo depois, conheci outra rede, dessa vez só de fotos, WeHeartIt . Foi então que comecei a postar fotos interessantes no Facebook com frases feitas por mim! Um dia uma colega me disse: - D+... Poderia juntar para uma coletânea e publicar! É excelente!, se referindo as minhas postagens. E daí, tomei coragem, e entrei para este universo! Pret

Um dia quis voar

Foto: WeHeartIt Não porque fujo das estradas que a vida me faz percorrer Não porque no mar às vezes fico pra lá e pra cá No céu não tem árvore, não tem peixe, não tem casa de madeira No céu tem estrelas Mas um dia quis voar Porque parece que o céu não tem dono Está lá, às vezes azul , às vezes escuridão Está lá sustentando muitas coisas, talvez o universo E mesmo assim suas nuvens formam figuras de bichinhos E de lá caem pingos que parecem cristais de vidro E também lá os pássaros viajam para o Sul E se o céu é todo liberdade, é lá que eu  quero estar Voando.